PROUNI

O QUE É PROUNI

O PROUNI – Programa Universidade Para Todos promove o acesso às universidades particulares brasileiras para estudantes de baixa renda que tenham estudado o ensino médio exclusivamente em escola pública.

prouni-300x147

O PROUNI foi criado em 2004 e tornado oficial em 13 de janeiro de 2005 pelo Governo Federal, com a criação da Lei 11.096, para realizar um importante trabalho de inclusão social através da concessão de bolsas de estudos de 50% e de 100% em instituições de ensino superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, para estudantes que tenham estudado o ensino médio, exclusivamente em escolas públicas ou na rede particular, na condição de bolsistas integrais. Têm direito à bolsa integral os estudantes que apresentarem renda familiar bruta per capita máxima de um salário mínimo e meio. E aqueles que comprovarem renda familiar bruta per capita máxima de três salários mínimos têm direito à bolsa parcial de 50%.

Para se ter uma ideia da grandeza do PROUNI e sua importância para o país, desde a sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2016, já atendeu quase 2 milhões de estudantes de todas as regiões do país. Desse total, em torno de 70%, com bolsas integrais.

Para poder requerer uma bolsa do PROUNI o candidato é obrigado a prestar o  ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio (que avalia as habilidades e competências dos estudantes que concluíram o segundo grau) e obter média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação.