GRADUAÇÃO / PSICOLOGIA

O Curso de Psicologia visa formar psicólogos que evidenciem competências básicas nas diferentes orientações teórico-metodológicas e capacidade de integrá-las, de forma crítica, à prática ao longo de sua formação acadêmica até sua ação profissional. O exercício profissional revela-se um campo em processo de mudança, expressivamente ampliado com as inovações científicas e com a reflexão crítica sobre o modelo tradicional de atuação, exigindo do psicólogo uma postura científica, crítica, ética, social com visão contextualizada, flexível e aberta para novas aprendizagens. Portanto, almeja-se a formação de um profissional pluralista, capaz de integrar seus conhecimentos em Psicologia, não dicotimizando-os e não fragmentando-os em função do campo de atuação profissional.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPECÍFICAS DA PSICOLOGIA

O Curso de Psicologia visa garantir ao profissional um domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais, e na promoção da qualidade de vida. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Psicologia (Resolução CNE/CES nº 8/2004), são elas:

1. Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos.
2. Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais.
3. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo.
4. Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa.
5. Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência.
6. Avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos.
7. Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações.
8. Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e sócio-culturais dos seus membros.
9. Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar.
10. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional.
11. Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara.

Email:psicollogiaaumcba@gmail.com
Coordenadora do Curso Psicologia
Prof°.Marcelo Campos de Souza