BIBLIOTECA / Bibliotecas Virtuais

BIBLIOTECA INTERATIVA SEBRAE
A Biblioteca Interativa Sebrae (BIS) é a maior biblioteca digital sobre empreendedorismo do Brasil. Disponibiliza mais de 4 mil documentos digitais produzidos pelo Sebrae e parceiros para acesso gratuito. Informações sobre gestão, finanças, acesso a crédito, gestão de pessoas entre outros temas de interesse de quem empreende ou quer empreender.
Acesse: http://www.bis.sebrae.com.br/

BD JUR – BIBLIOTECA DIGITAL STJ
A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Doutrina e Repositório Institucional.
Acesse: http://bdjur.stj.jus.br/jspui/

BIBLIO – BIBLIOTECA VIRTUAL DE LITERATURA
A Biblio disponibiliza obras completas, em português e cujo autor tenha falecido há mais de 70 anos, conforme determina a Lei de Domínio Público.
Acesse: http://www.biblio.com.br/

BIBLIOTECA DIGITAL FGV
Disponibiliza artigos, arquivos, coleções e muito mais disponível no acervo da FGV que agora pode ser acessado pelo público no site da Biblioteca Digital.
Acesse: http://sistema.bibliotecas.fgv.br/

BIBLIOTECA NACIONAL (BRASIL)
Descrição: Acesso ao texto completo de livros, partituras, imagens, artigos, etc. digitalizados pela Fundação Biblioteca Nacional.
Acesse: http://bndigital.bn.gov.br/

BIBLIOTECA VIRTUAL DO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO RJ
Acesse: http://www.cra-rj.adm.br/category/biblioteca-virtual/

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE – BVS
A BVS Brasil tem por objetivo convergir as redes temáticas brasileiras da BVS e integrar suas redes de fontes de informação em saúde, fortalecendo-as e dando visibilidade as mesmas por meio do Portal da BVS Brasil. As fontes de informação da BVS Brasil são oriundas das BVS Temáticas Nacionais, obedecendo a seus controles de qualidade e metodologias.
Acesse: http://brasil.bvs.br/

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE CARLOS CHAGAS
A Biblioteca Virtual em Saúde Carlos Chagas oferece à pesquisa um conjunto amplo de informações históricas, documentos e imagens relativos à vida e à obra deste cientista, que se notabilizou pela descoberta, em abril de 1909, de uma nova doença humana, a tripanossomíase americana ou doença de Chagas. O projeto integra a programação da Casa de Oswaldo Cruz e da Fundação Oswaldo Cruz para a comemoração do primeiro centenário da descoberta da doença de Chagas.
Acesse: http://www.bvschagas.coc.fiocruz.br/php/

BVS MINISTÉRIO DA SAÚDE
A Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS) reúne publicações, folhetos, cartazes, vídeos e legislação para acesso online, produzidos pelo Ministério de Saúde e pelas entidades vinculadas. As publicações em texto estão organizadas por assunto e podem ser recuperadas também por tipo de informação ou, ainda, por meio de pesquisa pelo título do documento, autor ou palavra-chave.
Acesse: http://bvsms.saude.gov.br/index.php

BVS SAÚDE PÚBLICA BRASIL
A BVS Saúde Pública – Brasil (BVS-SP) tem por objetivo promover acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação científica e técnica relevante para o desenvolvimento da saúde.
Acesse: http://saudepublica.bvs.br/

DOMÍNIO PÚBLICO
O “Portal Domínio Público”, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal..
Acesse: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

INFOTECA-E
O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.
Acesse: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/

PUBLICAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP)
Com o intuito de promover a disseminação das informações que produz, bem como contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na área educacional, o Inep mantém linha editorial própria que viabiliza não só a publicação dos insumos de suas pesquisas, avaliações, censos, estudos temáticos, acordos de cooperação etc., como também a manutenção de periódicos já consolidados para a comunidade educacional brasileira.
Acesse: http://www.publicacoes.inep.gov.br/

SCIELO LIVROS
A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e telas de computador.
Acesse: http://books.scielo.org/